DIFERENÇAS ENTRE A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E A ENERGIA SOLAR TÉRMICA

DIFERENÇAS ENTRE A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E A ENERGIA SOLAR TÉRMICA
27/01/2021
Por Engº/MBA João Roberto Folloni

Muitos ficam em dúvida entre os dois tipos de geração de energia solar, ambas têm a mesma origem, o Sol, mas há uma diferença significativa.

A presença do sol nos faz pensar em duas coisas: luz e aquecimento.

Todos os dias, ao amanhecer, o sol traz a luz e aquecimento para a Terra.

No caso do aquecimento solar, a radiação solar, infravermelha, aquece as superfícies e, no caso, transmite calor para o aquecedor solar.

O aquecedor solar é composto de uma caixa e tubo interno, ambos em metal, pintados na cor preta, cobertos com um vidro, para absorver melhor o calor.

A água fria da caixa d’água vai se aquecendo ao longo do trajeto do tubo dependendo do calor do sol naquele dia e acumulada num reservatório (ou boyler), onde fica a água aquecida.

O reservatório mantém a água quente e esta pode ser usada para banhos, cozinhas (residências ou processo industriais), promovendo uma sensível economia para aquecer água.

Como exemplo, se tivermos 4 pessoas numa família, com banho de 15 minutos cada um, chuveiro de 6.000 Watts, o custo mensal médio R$ 180,00 (ano: R$ 2.160,00). Se implementar o aquecimento, haverá uma economia grande de energia elétrica, mínima média de 30% considerando qualquer lugar do Brasil. Em locais mais ensolarados e quentes, naturalmente essa economia é mais significativa. Vale salientar que para manter a água do reservatório aquecido será necessário utilizar energia elétrica ou gás, mas é um sistema que traz economia interessante.

Por outro lado, a energia solar fotovoltaica utiliza a luz e transforma em eletricidade, no verão ou inverno.

O painel solar fotovoltaico é composto por uma moldura em alumínio, onde há uma superfície com uma fina folha de silício, coberta com um vidro (para proteção). O silício é um elemento químico que transforma luz em energia elétrica (luz:foto à energia:volt), ou seja, energia fotovoltaica. Este material tem a propriedade de fazer com que circule uma corrente elétrica provocada pela luz, gerando eletricidade, que é captada e convertida para o consumo.

A energia solar fotovoltaica sua economia será de 95% ou mais, dependendo do consumo do local e tipo de conexão com a concessionária de energia (se monofásica, bifásica ou trifásica).

Se há chuveiros elétricos é interessante usar as placas solares para aquecimento em associação com a painéis para energia solar fotovoltaica. Diminuindo o consumo de energia elétrica com banhos, um dos vilões do consumo, o gerador de energia solar fotovoltaica terá menos componentes e o conjunto terá menor investimento.

Entretanto, você pode usar apenas a geração solar de energia fotovoltaica. Há um investimento diferente, mas terá uma rápida percepção da economia já em sua próxima fatura.

Aparentemente são semelhantes, principalmente se olhadas de longe.  Ambas economizam energia, cada qual com sua aplicação.

Em resumo: as duas utilizam o sol, mas uma serve para aquecer e a outra serve para gerar eletricidade.