DIFERENÇAS ENTRE A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E A ENERGIA SOLAR TÉRMICA
Muitos ficam em dúvida entre os dois tipos de Geração de Energia Solar. Ambas têm a mesma fonte de energia, o Sol, mas há uma diferença significativa.
A presença do Sol nos faz pensar em duas coisas: Luz e Aquecimento.
Todos os dias, ao amanhecer, o Sol traz a luz e aquecimento para a Terra.
1) AQUECIMENTO SOLAR
No caso do Aquecimento Solar, a radiação solar infravermelha aquece a superfície em que atinge. Este calor pode ser utilizado para aquecer a água e economizar no uso do gás ou da energia elétrica.
Como exemplo, se tivermos 4 pessoas numa família, com banho de 15 minutos cada um, chuveiro de 6.000 Watts, o custo mensal médio seria de R$ 180,00 (ou R$ 2.160,00 no ano). Se implementar o Aquecimento Solar, haverá uma economia grande de energia elétrica, mínima média de 30% considerando qualquer lugar do Brasil. Em locais mais ensolarados e quentes, naturalmente essa economia é mais significativa. Vale salientar que para manter a água do reservatório aquecido será necessário utilizar energia elétrica ou gás, mas é um sistema que traz uma economia interessante.
O Aquecedor Solar é composto de Coletor Solar e Reservatório Térmico.
- O Coletor Solar é uma placa que contém tubos internos em metal, pintados em cor escura, geralmente na cor preta, cobertos com um vidro, para absorver melhor o calor. A água circula por dentro desses tubos e são aquecidos dependendo do calor do sol do dia.
- O Reservatório Térmico, também conhecido como Boiler, é onde a água aquecida é armazenada, possuindo uma isolação térmica para manter a água quente por mais tempo. Esta água pode ser utilizada para banhos, cozinhas (residências ou processo industriais). Os Boilers também geralmente possuem uma resistência para aquecer a água em dias em que o calor do Sol for insuficiente.
2) ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Por outro lado, a Energia Solar Fotovoltaica utiliza a Luz do Sol e transforma em Eletricidade.
O Painel Solar Fotovoltaico é composto por uma moldura em alumínio, onde há uma superfície com uma fina folha de silício, coberta com um vidro (para proteção). O silício é um elemento químico que transforma luz em energia elétrica (luz:foto à energia:volt), ou seja, energia fotovoltaica. Este material tem a propriedade de fazer com que circule uma corrente elétrica provocada pela luz, gerando eletricidade, que é captada e convertida para o consumo.
Com a Energia Solar Fotovoltaica, sua economia poderá atingir 95% ou mais, dependendo do consumo do local e tipo de conexão com a concessionária de energia (se monofásica, bifásica ou trifásica).
Se há chuveiros elétricos é interessante usar as placas solares para aquecimento em associação com a painéis para energia solar fotovoltaica. Diminuindo o consumo de energia elétrica com banhos, um dos vilões do consumo, o gerador de energia solar fotovoltaica terá menos componentes e o conjunto terá menor investimento.
Entretanto, você pode usar apenas a geração solar de energia fotovoltaica. Há um investimento diferente, mas terá uma rápida percepção da economia já em sua próxima fatura.
Aparentemente são semelhantes, principalmente se olhadas de longe. Ambas economizam energia, cada qual com sua aplicação.
Em resumo: as duas utilizam o Sol, mas uma serve para Aquecer e a outra serve para gerar Eletricidade.